E aí, como fica a saúde mental?

Olá amiga, observa essas palavras: desanimada, cansada quase que o tempo todo, noites mal dormidas, e uma enorme preocupação com o futuro. Parece que eu acabei de definir como você está se sentindo nessa quarentena? Então fica por aqui mesmo que é com você que eu quero conversar hoje.

Pois é, não está nada fácil tentar manter a nossa saúde mental ultimamente, concorda? Se você respondeu que sim, saiba que não está sozinha, a maior parte das pessoas no Brasil e no mundo estão tendo grande dificuldade em lidar com essa situação na qual a gente se encontra hoje. Mas cá entre nós né, nem o mais pessimista dos pessimistas iria imaginar lá em 2019 que ficaríamos mais de um ano com um vírus mortal espalhado pelo mundo todo, e que isso mudaria todo o nosso modo de viver e nos relacionar com outras pessoas. Tenho certeza de que você assim como eu se arrepende amargamente de ter reclamado de 2019 kkk.

Mas diante de toda essa situação o nosso tão querido e relaxante lar, deixou de ser tão relaxante assim. Agora nossa casa está fazendo hora extra, e assumiu vários papéis, desde nosso trabalho até a escola das crianças. Agora nossa casa é um só lugar onde tudo se mistura. E não só isso, sair de casa para fazer as coisas necessárias e lutar contra um inimigo que a gente nem sequer consegue  enxergar, acaba com a nossa paz e até consegue deixar muitos em pânico.

Como eu sei que é um momento muito difícil pra você amiga, e pra mim também, senti que esse era um tema muito necessário para a gente conversar. Até porque com tantas preocupações que uma quarentena trás, é realmente difícil até parar para pensar na nossa saúde mental com carinho. Mas lembra do nosso lema que eu sempre cito nos blogs? “juntas somos muito mais fortes” e te garanto que você vai sair desse blog sim, muito mais forte e com coragem pra enfrentar essa quarentena de cabeça erguida e pronta para pensar e cuidar com muito mais carinho da sua saúde mental! 

A primeira coisa que a gente precisa trazer aqui para essa conversa, é a quantidade de tempo que nós estamos passando assistindo o noticiário ou até procurando notícias sobre a pandemia e a quarentena. Eu entendo e até apoio você se manter informada, mas amiga, eu depois de muito tempo parei realmente para assistir um noticiário, e depois que ele acabou, me senti mal e ansiosa de um jeito que não me sentia a muito tempo. Então imagina as consequências na nossa saúde mental a longo prazo, vendo notícias ruins e desanimadoras todos os dias. Um amigo meu esses dias, falou que existem vários sites onde literalmente só tem notícias boas. O que você acha de se manter informada e ao mesmo tempo sentir finalmente que estão acontecendo coisas boas no mundo?

Como disse minha querida Jout Jout que citei no blog anterior, você não sabe nem o que vai acontecer hoje, imagina que iria vir uma pandemia mundial! Então amiga, não se cobre tanto! Está todo mundo no mesmo barco, poucas pessoas estão conseguindo ser produtivas nos últimos dias e se você não é uma delas tranquilo, eu também não sou kkk. 

Você esperar perfeição nas suas atividades ou esperar que elas tenham a mesma qualidade de quando a situação não era assim é quase irrealista. Vai ter dias que sim você vai se sentir inútil ou que não vai querer fazer nada, e a partir do momento que você vê isso como uma coisa que acontece que é normal, um grande peso de “render e ser 100% produtiva todos os dias” sai das suas costas, e o alívio é libertador. 

Mas é importante destacar aqui que se a improdutividade e vontade não fazer nada, quando deixa de ser um dia ou outro e passa a virar uma rotina quase diária, é aí que temos um problema a ser resolvido. E não tem problema nenhum você procurar ajuda de um profissional. Eu conheço muita gente que tem vergonha ou receio de fazer terapia ou de procurar a ajuda de um psicólogo, algumas pessoas acham que esses profissionais são “ só para loucos”. Se você reconhece que precisa de ajuda, peça! Quanto mais você adia para resolver uma dor psicológica, mais caro e complicado vai ser você se livrar dessa dor. 

E por último, mesmo que seja difícil, pelo menos tente tirar um tempo pra você, só para você. Faça algum hobbie que você gosta, ouça uma música que te anima e traz uma lembrança boa. Coma uma comida que você ama e descanse. Sim eu sei, isso não vai fazer a pandemia e a quarentena simplesmente sumir, mas quando a gente fala sobre saúde mental, isso é ser uma baita presente que você está merecendo. 

Gostou desse tema amiga? Acompanha os blogs? Tem algum tema que você queira muito que eu escreva? Comenta aqui que eu quero muito saber!

sdsd

Instituto Amiga dos Sonhos
Instituto Amiga dos Sonhos
Artigos: 109
Enviar
Fale com a gente também pelo WhatsApp!